Nome popular: Acerola
Nome científico: Malpighia emarginata
Família: Malpighiaceae
Origem: América Central, América do Norte, América do Sul, Antilhas, Brasil, México, Peru
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são simples, opostas, ovaladas a lanceoladas, pequenas, brilhantes e de cor verde-escura. As margens das folhas são inteiras ou onduladas e possuem pequenos pêlos, que podem provocar irritação na pele.
Crescimento da planta: A aceroleira é uma planta frutífera que possui crescimento rápido e que se desenvolve bem em regiões tropicais. Pode chegar a 3 metros de altura.
Quando da frutos: Nas regiões norte, nordeste e centro-oeste, onde o clima é permanentemente quente, a acerola frutifica ao longo do ano todo, enquanto que no sul e sudeste, com estações mais marcadas, a frutificação costuma se concentrar na primavera e verão.
Frutos: Os frutos amadurecem entre 22 a 30 dias após a floração. Eles são do tipo drupa, com casca lisa, delicada e brilhante e polpa carnosa, suculenta e aromática, com três gomos que protegem respectivamente três sementes. Os frutos podem ser de cor laranja ou vermelha quando maduros, de acordo com a cultivar.
Quando da flores: Floresce durante todo o ano.
Flores: As inflorescências são do tipo corimbo, sésseis, e despontam na axilas foliares, com três a cinco flores. Essas por sua vez são hermafroditas, pentâmeras, com pétalas franjadas de cor branca ou rosa.
Como adubar essa planta: ➜ Adubação de plantio: misturar 20 litros de esterco de curral e 300 gramas de superfosfato simples com a terra da superfície da cova de plantio. Recomenda-se fazer a adubação 20 dias antes do plantio. ➜ Adubação de formação: no primeiro e segundo anos, fazer adubação nitrogenada em cobertura na dose de 60 e 120g de N por planta, e de acordo com a análise de solo, 0 a 120 g/cova de P2O5 e 40 a 160 g/cova de K2O, em três aplicações anuais (no início, meado e fim da época das chuvas). No terceiro ano, aplicar 180 g/cova de N, e de acordo com a análise de solo, 90 a 180 g/cova de P2O5 e 120 a 240 g/cova de K2O.
Como regar essa planta: Gosta de solo úmido, mas não encharcado.
Vai em qual clima: Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Semi-árido, Subtropical, Tropical
Nativa de qual clima: Tropical
Aceita poda? - A poda de limpeza é feita durante toda a vida útil das aceroleiras e torna indispensável a manutenção da conformação desejada. Devendo ser feita quando a planta estiver se flores e frutos, sempre que necessário. Podar durante o inverno para eliminar ramos secos, doentes e mal situados.
Vai na sombra? - Sol Pleno
Altura das mudas: 60 cm
Atrai pássaros? - Seus frutos atraem passaros.
Pragas: Por ser tropical, ela é mais rústica e resistente a doenças e pragas, e menos exigente em manejo, ao contrário de laranjeiras e macieiras por exemplo.